sábado, 1 de março de 2008

VOCÊ TEM FOME DE QUÊ?


Interessante tentativa de preservação! É só olhar Afeganistão e Iraque que já tem seu banco natural de sementes originais totalmente destruídos, imagine só... por catástrofes de todo tipo (que parece ali não haver fim..) e pela guerra também...

Todavia essa iniciativa espertinha dos Noruegueses tem por vantagem também salientar a responsabilidade do consumidor que pode, por opção, consumir orgânicos e fortalecer esse mercado !!! Para que não tenhamos que recorrer a cofres fortes por uma alimentação saudável, num futuro nem tão distante assim..!

...enquanto isso em Svalbrad...:
" Bem perto do Pólo Norte, uma montanha gelada guarda o tesouro genético do planeta. Trata-se do projeto mais ousado de preservação da vida vegetal, a ser inaugurado hoje no arquipélago norueguês de Svalbard. O objetivo é conservar até dois bilhões de sementes de todas as espécies cultivadas pelo ser humano.

"É o último refúgio das lavouras do mundo", afirmou Cary Fowler, diretor da Global Crop Diversity Trust, organização, criada pela FAO, que coordena o projeto juntamente com a Noruega. O projeto já recebeu cerca de 100 milhões de sementes doadas por cem países. O Brasil deve enviar em breve a sua contribuição, por meio do Centro Nacional de Recursos Genéticos (Cenargen) da Embrapa.

A nova arca de Noé fica escondida no final de um túnel de 120 metros, a 70 metros de profundidade e será mantida a -18ºC. Essa caverna de alta tecnologia, construída nos últimos 11 meses numa montanha de Spitsberg, uma das quatro ilhas que compõem o arquipélago, é equipada com portas de aço blindadas. (da Folhapress) "